segunda-feira, 20 de abril de 2009

Nossos trabalhos





O mundo de hoje estimula a segregação social e cultural onde cada um de nós tenta se desenvolver separadamente do grupo. Isso gera violência e não reconhecimento do próximo.

O grande desafio da escola atual é tirar o aluno de seu mundo totalmente egocêntrico e ensiná-lo a viver em comunidade, respeitando as diferentes crenças, cores...











“Quem quer que conheça um pouco de história, sabe que sempre existiram preconceitos nefastos e que mesmo quando alguns deles chegam a ser superados, outros tantos surgem quase que imediatamente.

Apenas posso dizer que os preconceitos nascem na cabeça dos homens. Por isso, é preciso combatê-los na cabeça dos homens, isto é, com o desenvolvimento das consciências e, portanto, com a educação, mediante a luta incessante contra toda forma de sectarismo. Existem homens que se matam por uma partida de futebol. Onde nasce esta paixão senão na cabeça deles? Não é uma panacéia, mas creio que a democracia pode servir também para isto: a democracia, vale dizer, uma sociedade em que as opiniões são livres e portanto são forçadas a se chocar e, ao se chocarem, acabam por se depurar. Para se libertarem dos preconceitos, os homens precisam antes de tudo viver numa sociedade livre.”

Norbeto Bobbio


0 comentários: